terça-feira, 27 de outubro de 2009

Beatrix Potter












Beatrix Potter foi a escritora e pintora que sempre me fascinou. As suas personagens enternecedoras e a sua brilhante capacidade de lhes dar vida encantou-me desde o primeiro episódio que vi na televisão quando era bem pequenina, mas... comecemos pelo principio.

Beatrix Potter nasceu a 28 de Julho de 1866 em Londres numa Inglaterra Victoriana.
Apesar de não ter frequentado a escola, era uma entusiasta da natureza e aprendia enquanto pintava o que via à sua volta. Começou por pintar esboços de animais e paisagens.

No seu escritório e do seu irmão mantinham diversos animais desde ratos, pássaros, lagartos e cobras, animais esses que viriam a ser alvo dos seus desenhos que mais tarde vieram influenciar os seus amados personagens de livros para crianças.

Em 1893 Beatrix escreveu " The Tale of Peter Rabbit". Foi um grande sucesso e após o seu lançamento 250 copias foram vendidas.

Muitos contos foram publicados, com diversos animais como tema principal, entre ratinhos ( The Story of Miss Moppet (1906), The tale of two bad mice (1904), The tale of Ginger and Pickles (1886), raposas, The tale of Mr. Tod (1912) , patos,porcos, esquilos, rãs e muitos outros.

Após a morte trágica do seu noivo e editor, Beatrix continuou solteira até a idade de 47 anos quando casou com William Heelis. Dedicou os seus últimos anos de vida à preservação, conservação da beleza natural da sua propriedade Lake District, tornando-se agricultora.

A popularidade dos seus contos e dos seus personagens cresceu rapidamente e a grande escala desde a publicação de " The tale of Peter Rabbit". Todas as ilustrações originais eram concebidas, criadas e pintadas pela própria autora o que vem reforçar ainda mais a sua genialidade.

Uma mulher à frente do seu tempo, viu o potencial no seu personagem mais conhecido tornando "Peter Rabbit" o primeiro personagem com patente registada em 1903.

Não bastante, Beatrix deixou um enorme e fantástico legado de contos, personagens, arte e belíssimas paisagens para o Mundo.

Faleceu a 22 de Dezembro de 1943.

_________________________________________________________________

Aqui está uma pequena biografia que se pode encontrar mais detalhada no site totalmente dedicado à sua abra e à própria autora: http://www.peterrabbit.com onde podem encontrar toda a informação sobre os seus contos, paisagens e pintura e onde podem ainda adquirir os seus livros, ou mais recentemente a produção de Hollywood ( Miss Potter ) com Renée Zellweger e Ewan McGregor nos principais papeis, que aconselho vivamente.

______________________________________________________________

Por toda esta minha paixão e fascínio por Beatrix Potter escritora e principalmente naturalista tentei humildemente reproduzir dois dos seus personagens dos seus contos.
A pintura foi feita sobre um rudimentar decalque que foi preenchido manual e artesanalmente com aguarela ( uma nova técnica para mim ).
Espero, quer com a breve bibliografia, desenhos originais e a minha recriação trazer novos fãs para esta que foi sem dúvida uma das maiores escritoras e criadoras de livros infantis.

**enjoy**
Fotos by: Anti-praxe

1 comentário:

Unknown disse...

aahh eu vi-os ao vivo e a cores e estao muito girooos :) quase tao lindos como os originais :)

Parabens e continua a pintar coisas assim lindas que fascinam e alegram as pessoas :)

Beijinhooo***